Principal»Artigos»Qual é a hora certa de empreender?

Qual é a hora certa de empreender?

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Para responder a essa pergunta, o primeiro passo é refletir sobre a sua vida e analisar dois aspectos principais: o lado profissional e o ambiente familiar. Vamos entender melhor?

Lado profissional

Há quem empreenda por oportunidade, ao identificar o potencial de um negócio e uma demanda não atendida. Mas a maioria das pessoas decide abrir uma empresa devido a um descontentamento com a carreira, seja pela falta de perspectivas ou pela baixa compensação financeira.

Você precisa analisar seu emprego atual e avaliar as oportunidades de crescimento – ou a falta delas. Em que patamar você pode chegar nos próximos cinco anos? Essa posição é suficiente para você? Nenhuma outra empresa seria capaz de atender aos seus desejos?

Antes de empreender, você precisa ter plena convicção de que gerir um negócio próprio é a melhor escolha para sua vida profissional.

Ambiente familiar

Se você acabou de ter um filho, talvez não valha a pena largar um emprego consolidado, com benefícios como plano de saúde para toda a família. É preciso analisar com cuidado os riscos que essa decisão implica.

Além disso, empreender significa, no início da trajetória, trabalhar mais do que quando você estava empregado. Todas as decisões caem na sua mesa, por isso não pense que você poderá trabalhar quando quiser e que os outros farão o trabalho no seu lugar.

É preciso assumir o compromisso de batalhar para o crescimento da empresa, e isso vai exigir sua atenção até mesmo fora do horário comercial. Você está disposto a sacrificar um tempo com a sua família e a enfrentar as consequências dessa decisão?

Planejamento empresarial é importante

Agora que você já analisou sua vida profissional e familiar, é hora de planejar a empresa. Em que área você vai investir? Há como comprovar a demanda? O negócio é financeiramente viável? Quem serão os fornecedores e os clientes? Qual é a sua concorrência e quão forte ela é?

Essas são apenas algumas das perguntas que você precisa responder antes de tomar a decisão de abrir uma empresa. Para simplificar esse processo, a dica é montar um plano de negócios com o auxílio de um consultor empresarial. Dessa forma, você tem a certeza de que analisou todos os critérios mais importantes para o sucesso da empresa.

Depois de passar por todas essas etapas, com a vida pessoal resolvida e o plano de negócio em mãos, finalmente você pode afirmar que chegou a hora de empreender. Mas lembre-se: isso não garante o sucesso. Dedicação, estudo e força de vontade são fundamentais para tocar a empresa e alcançar a tão sonhada independência financeira.

 

Fonte: Vivo Seu Dinheiro

Compartilhar:
Post anterior

Afobação pode custar caro na hora de Empreender

Próximo post

A importância do COACHING para um grande Homem de Negócios.

Comentários