Principal»Dicas»Tirei 10 no TCC

Tirei 10 no TCC

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Dicas de como se dar bem na apresentação do TCC.  

Vamos partir do pressuposto de que foi você quem fez o trabalho, caso contrário, nem leia este artigo. Seja honesto consigo mesmo e se ajude. Antes mesmo de começar, vale lembrar que muitos alunos pensam que seus orientadores são INIMIGOS. Seja claro e honesto para ele, FALE SOBRE A APRESENTAÇÃO DO TCC, diga quais seus medos, dificuldades, pois eu tenho certeza que ele lhe ajudará.

 
Vamos lá.
 
 CALMA!

Ninguém além de você conhece melhor esse trabalho.

 
Preparativos: Uma boa apresentação começa lá em casa com uma boa noite de sono. Sem essa de encher a cara um dia antes e dizer que é para desestressar. A ressaca não transmite confiança a ninguém, portanto, deixa a cara de vampiro de lado.
Horário: Chegar com uma hora de antecedência baixa os batimentos cardíacos, evita o estresse e dá a oportunidade de assistir a apresentação do colega. Vai sobrar um bom tempo para ir até o banheiro, dar um trato na juba, retocar a maquiagem e ficar com boa aparência. Devemos lembrar ainda que inconvenientes e surpresas sempre acontecem nesses momentos, portanto, verifique o pneu do carro assim que acordar ou bem antes de ir, independentemente do horário.
Material: Quanto ao material que você levará, já sabe, confira tudinho e não confie em computadores. Se for passar algo em slides ou powerpoint revise o pendrive, mesmo assim imprima tudo, pois se “der pau” na hora, recorra aos impressos.
Banca: Tenha em mente uma coisa: A Banca está lá para aprovar você e te dar uma nota legal e não para ferrá-lo como muitos pensam. Os professores que ali estão acordaram cedo como você, estão exaustos e a essas alturas, eles já devem ter assistido umas “trocentas” apresentações.
Hã, e daí?
O que eu quero dizer é: Respeite-os e não encha o saco!
Medo: O medo é algo muito bom, pois de certa forma, ele alerta o cérebro a ficar mais prudente. Tenha o medo a seu favor reinventando um jeito de administrá-lo. Se você está com medo de engasgar ou travar na hora da apresentação, saiba que a pessoa que mais conhece o seu trabalho ali naquela hora é você! A Banca pode ser composta de Professores Especialistas, Mestres, Doutores, PHD’s e tudo quanto é título, mas aquele tema escolhido, pesquisado e estudado durante um ano, somente você e seu orientador conhecem melhor que todos, e assim sendo, confie em si mesmo e arrebente.
Postura: Comporte-se humildemente, mas confiante. Evite gesticular demais, coçar a orelha e nariz demasiadamente, enrolar o cabelo com o dedo, sacudir moedas no bolso, etc…nem pense em celular…Desligue-o. Caso você esteja um pouquinho nervoso, segure uma caneta – mas sem tamborilar no papel – não é muito recomendado, mas vai lhe ajudar. Se você errar, não alerte a Banca do seu erro, talvez não tenham percebido. Siga em frente e passe adiante. Dar ênfase ao erro é errar de novo.
Faça a Banca acreditar que você deixou de curtir com a turma, de ir naquele barzinho, de viajar com os Pais somente para se dedicar a esse trabalho. Como você faz isso? Lendo e relendo seu trabalho umas 200 vezes. Leia para o espelho, seu cachorro, ursinho de pelúcia, namorado, mãe, pai, irmão…leia…leia…leia…Não há milagres. Só assim você irá arrebentar na apresentação. Você precisa dominar o que vai dizer, caso contrário, irá tropeçar e aí meu filho…ocorre o deslocamento de órgão…vai tudo pro saco!
Mulheres: Cuidado com o excesso de maquiagem e decote. Deixe as roupas sensuais para o marido ou namorado.
Tom de Voz: Utilize um tom de voz que se assemelhe ao Willian Bonner ou Fátima Bernardes, quando transmitiam o Jornal Nacional.
Se você se acha uma daquelas pessoas que tem a voz de “taquara rachada”, saiba que essa impressão se agrava quando a voz é gritada. Treine em casa e peça para alguém ficar a uns 5 metros de distância e responder se está ouvindo bem. O ideal é um tom de voz agradável, nem muito alto e nem baixo demais. Tente encontrar esse equilíbrio. Gravar pode ser uma boa ideia.
Apresentando: Ao iniciar, cumprimente a Banca com bom dia, boa tarde, boa noite.  Faça os devidos agradecimentos. Seja breve, não enrole, não puxe o saco, fuja da prolixidade, você só tem uns 15 minutos e deve deixar mais alguns para questionamentos da Banca.
Dê ênfase aos detalhes apenas quando os conhecer muito bem, caso contrário, não forneça ferramentas para a Banca te pegar.

Dica: Apresente o trabalho para o espelho.

 
Roteiro “basicão”:
 
– Apresentação: Bom dia, boa tarde, boa noite.
Agradeço a presença dos Doutores,(…), mas principalmente por terem escolhido a profissão de professor e pelos ensinamentos ao logo desses 3, 4 ou 5 anos.
Introdução: Escolhi o tema de meu trabalho porque …blá blá blá…
Desenvolvimento: Além do conteúdo da pesquisa, enfoque as alterações que houve na matéria, as dificuldades encontradas para juntar as informações…
Conclusão: Retome a ideia principal e os resultados do estudo. Agradeça as pessoas que colaboraram para o desenvolvimento do projeto e ao finalizar, diga um IMENSO muito obrigado à atenção dada pela banca.  
Dica maior: – Seja simpático (a). – Meio sorriso sempre, mas formal. – Faça várias fichas com cada tópico a ser dito. Por que? Porque o papel sulfite ou A4 poderá amplificar sua tremedeira (caso você fique nervosa) o que não acontece com as fichas.
As perguntas da banca:   Se você receber uma pergunta que não souber a resposta, pare alguns segundos, pense, tente se lembrar e caso não consiga, diga com sinceridade e coragem: – Desculpe professores, eu estudei sobre isso, mas não me recordo devido ao nervosismo. Posso tentar responder mais ao final?  
Bem, mas tudo isso aí em cima, de nada adiantará se você não conhece seu trabalho.   Não existe nervosismo, o que existe é o desconhecimento do conteúdo.   Conheça o conteúdo do seu trabalho. Leia várias vezes e apresente para alguém umas 5 vezes. É isso que fará com que você conheça o conteúdo.
DOMINANDOO CONTEÚDO VOCÊ GANHARÁ CONFIANÇA!   Nosso cérebro é movido por REPETIÇÃO.   Quando minha mulher foi apresentar para a banca de Direito, ela ensaiou a apresentação para mim umas 5 vezes e nós filmamos tudo. Ela assistiu, corrigiu as falhas e tirou 9,5.   Vá em frente e parabéns pela concretização do seu sonho.  
Se gostou das dicas, vá lá em baixo e deixe seu comentário e um like.
Obrigado!!
Compartilhar:
Post anterior

Mercado de Trabalho – Carreira – Erros de Português

Próximo post

Qual é o seu perfil de liderança?

Comentários