Principal»Artigos»Construindo um Líder

Construindo um Líder

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

UM LÍDER SE CONSTRÓI!

“É importante você tratar os outros seres humanos exatamente como você gostaria que o tratassem”

São destacadas as características de um bom Líder:  

  • Servir com olhar acolhedor;
  • Não ser arrogante e ter respeito pelos outros
  • Deixar o orgulho de lado e pedir ajuda quando necessário;
  • A união ajuda a resolver os problemas e trazer a sabedoria;
  • Ouvir o que as pessoas dizem é um sinal de atenção e respeito, “Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver”;
  • É importante também opinar;
  • Ter um propósito;
  • E ter a liberdade para escolher assumir o compromisso e as responsabilidades;
  • Honestidade, confiabilidade;
  • Bom exemplo;
  • Cuidadoso;
  • Compromisso;
  • Bom ouvinte;
  • Conquistar a confiança das pessoas e tratá-las com respeito;
  • Encorajar as pessoas e agir com atitudes positivas e entusiásticas;

Todas as qualidades são comportamentos, e comportamento a gente ESCOLHE!

Definições de liderança: A diferença entre o líder e o gerente.

O líder é aquele que lidera pessoas e o gerente organiza coisas e objetos.(…). O Amor, por sua vez, faz com que aconteçam os serviços e os sacrifícios. O serviço e sacrifício inspiram AUTORIDADE que, por sua vez, sustenta a liderança.

Para definir liderança existem duas palavras-chaves: habilidade e influência. Habilidade é uma capacidade adquirida, que pode ser aprendida e desenvolvida se usada às ações adequadas. Para influenciar pessoas é necessário que haja confiança, ninguém se relaciona com quem não se confia se não existe mais confiança é impossível se conservar um bom relacionamento. A confiança é a principal característica que dá suporte à liderança.

A confiança representa uma condição, sem a qual, não floresce a liderança. Ou seja, só é líder quem inspira confiança. Esta condição não garante a assunção da liderança, mas garante a base onde ela pode ser construída.

Portanto, qualquer que seja a posição de um líder, em qualquer empresa ou situação, a principal característica desse líder – e de quaisquer outros líderes – é a confiança. Para haver um Líder, esse Líder tem que inspirar confiança em quem o segue.

A diferença entre a autoridade e o poder também é abordada.

A autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

A autoridade é a capacidade de influenciar as pessoas. É conseguir que outras pessoas façam o que desejamos.

A autoridade é conquistada por admiração e respeito. O líder pode conquistar a autoridade através da compaixão, exemplo, experiência, entre outras qualidades.

O poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

O poder é o exercício da autoridade por meio da força, pode ser sustentado pelo cargo da pessoa que o exerce ou pode ser sustentado através do aliciamento moral.

Um líder tem um papel muito expressivo neste contexto, pois quando usa a autoridade, e não o poder, as pessoas o seguem espontaneamente. É bom ter um bom relacionamento com as pessoas para ter uma autoridade, o poder traz medo e não impõem respeito, as pessoas que são coagidas pelo medo mais cedo ou mais tarde se rebelam. Temos que nos concentrar principalmente nos relacionamentos e depois nas tarefas, que são consequências do bom relacionamento entre as pessoas, mas também é preciso saber que a tarefa também é importante, a chave é executar tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos, com Deus, conosco e com os outros, sem pessoas não há negócios.

Os lideres verdadeiramente grandes tem essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis.

Extraídos do livro: O MONGE E O EXECUTIVO…A essência da liderança!

Gerson Jussi | Coach

Siga em frente.

Compartilhar:
Post anterior

Aparência da mulher no ambiente de trabalho

Próximo post

Você se acha comprometido com seu trabalho?

Comentários