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10 razões para ter humor no trabalho

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Humor no trabalho pode ajudar tanto na sua carreira quanto no crescimento da empresa.

Especialistas indicam cuidado, mas incentivam uso da descontração no meio profissional.

Senso de humor é a chave do sucesso no trabalho. No entanto, são grandes as chances de o ambiente profissional em que você está não ser exatamente descontraído e divertido. Ou seja, para se dar bem, é preciso saber dosar.

 10 razões para ter humor no trabalho

“Humor, em sua essência, tende a ter um momento, por isso, as pessoas geralmente evitam no trabalho”, afirma Laura Vanderkam, autora de “What the Most Successful People Do at Work” (“O que as Pessoas Mais Bem-Sucedidas Fazem no Trabalho”, em tradução livre). “É fácil passar de legal e leve para pesado e inapropriado.”

Michael Kerr, palestrante internacional e autor de “The Humor Advantage: Why Some Businesses Are Laughing All the Way to the Bank” (“A Vantagem do Humor: Porque Alguns Negócios Estão Rindo à Caminho do Banco”, em tradução livre) acredita que a quantidade de humor que cada um pode usar no trabalho depende da cultura da empresa. “Em empresas que encorajam as pessoas a serem elas mesmas, que são menos hierárquicas e mais inovadoras, os funcionários tendem a ser mais abertos quanto ao humor.”

Por outro lado, há lugares em que o humor é mais reprimido, geralmente, para serem levados mais a sério. “Ainda assim, isso pode ser um tiro pela culatra porque pessoas que se levam a sério demais são, muitas vezes, ironizadas e viram piadas das pessoas mais conhecidas.”

Por isso, entender o ambiente é tão crucial, especialmente quando se trata da relação com o chefe. “Você corre um alto risco ao fazer piadas perto do seu superior porque nunca se sabe o limite dele”, afirma Lynn Taylor, autora de “Tame Your Terrible Office Tyrant” (“Dome o Terrível Tirano do Seu Escritório”, em tradução livre). Outra razão para segurar um pouco as rédeas é ofender alguém.

Mas, seja qual for o motivo, não é uma má ideia injetar mais humor no seu ambiente de trabalho. Kerr afirma que há uma série de pesquisas que ligam o humor ao sucesso.

Um estudo da Robert Half, por exemplo, descobriu que 91% dos executivos acreditam que humor é importante para o avanço na carreira, assim como 84% acreditam que pessoas com senso de humor são melhores nos seus trabalhos.

“Em nível organizacional, as empresas estão aderindo a o que elas chamam de ‘a vantagem do humor’”, conta Kerr. “Elas usam uma cultura positiva e divertida para ajudar a divulgar seus negócios e atrair mais clientes.”

Segundo Lynn, humor demonstra “maturidade e habilidade de ver a floresta além das árvores”. Não é preciso ser um comediante de stand-up. “Mas humor apropriado e inteligente em situações de negócio sempre ajudam na carreira de um funcionário.”

Fonte: FORBES Brasil

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